27 de setembro de 2011

Dá-me um pouco do seu azeite


C.S. Lewis escreveu a seguinte frase:"Existem dois tipos de pessoas: as que dizem a Deus ‘seja feita a Sua vontade’ e aquelas a quem Deus diz ‘Então tudo bem, faça do seu jeito’”.
De que jeito você tem levado sua vida? Suas vontades são maiores e mais importantes que as de Deus?


Veja bem, Deus nos deu o livre arbítrio, que tem como definição:

A condição que Deus dá ao homem para agir e ser livre, com capacidade para fazer as suas próprias escolhas, inclusive aquelas que não estão de acordo com a vontade divina.

“escolhas que não estão de acordo com a vontade divina”

Essas escolhas podem ser das mais simples, como a roupa que você escolhe pra sair com seus amigos, que aliás é totalmente diferente da roupa comportada que você usa para ir a igreja, ou das mais difíceis como a escolha que Jonas tomou ao decidir não ir a Nínive como Deus havia mandado.
Falar do evangelho é muito fácil. Vivê-lo? Extremamente difícil. Muitas vezes tomamos decisões que não agradam a Deus, inconscientemente. Tendemos a ignorar a voz de Deus, principalmente quando a resposta é “não” ou “espere”, mas parando pra analisar... Quantas vezes respondemos a Deus com um “Ah não Senhor! Logo eu? Manda fulano.” ou “Poxa Deus, eu tenho tanta coisa pra fazer. Mas se o Senhor esperar...”
Resumindo: Somos infiéis! Por sorte: “Se somos infiéis, Ele permanece fiel.” (II Timóteo 2:13a)

Mas, voltemos ao título. Pra isso viajaremos um pouco, até Mateus 25: 1 a 13, onde encontraremos a parábola das Dez Virgens.

Quero falar aqui sobre o despertar.

A parábola diz que as dez virgens caíram no sono e só despertaram quando o noivo chegou. Concluo com isso que todos nós, crentes ou não, estamos sujeitos a esse “sono”, a diferença está no azeite. Azeite, no sentido bíblico, representa a presença do Espírito Santo. Então é importante ressaltar que ainda que venhamos a cair no sono, não pode faltar azeite.
A Palavra diz que temos que ser a LUZ DO MUNDO. Sem azeite é impossível manter a lamparina acesa, logo, não seremos luz.
Eis a questão: O que temos feito para ser luz?
O que diferencia as virgens sensatas das insensatas é a precaução, o cuidado e a espera da volta do noivo.
Trazendo isso para nossas vidas podemos dizer que esse adormecer é o simples ato de vivermos. Vivermos sem nos preocupar com o que está a nossa volta e com a promessa da volta de Cristo.
A Palavra, em Efésios 5:14 – 17 diz:
 “Porque o que é claramente revelado se torna luz. E é por isso que se diz: “Você que está dormindo, acorde! Levante-se da morte, e Cristo o iluminará.
Portanto, prestem atenção na sua maneira de viver. Não vivam como os ignorantes, mas como os sábios.
Os dias em que vivemos são maus; por isso aproveitem bem todas as oportunidades que vocês têm.
Não ajam como pessoas sem juízo, mas procurem entender o que o Senhor quer que vocês façam.”

A de chegar um dia em que as pessoas que dizem que Jesus te ama e quer te salvar não estarão mais contigo. Um dia em que se ouvirá que o noivo, Cristo, veio buscar sua Igreja e a quem você pedirá azeite? Como você fará pra se encher do Espírito Santo?

Então deixe de ser a virgem insensata que pede as sensatas, azeite. Peça e clame a Deus: Senhor, dá-me um pouco do Seu azeite. E o Senhor o fará transbordar.

“E o mundo passa, com tudo aquilo que as pessoas cobiçam; porém aquele que faz a vontade de Deus vive para sempre.”
(I João 2: 13b e 17.)

Lembre-se: Andar na contramão é uma decisão que só você pode tomar.

5 comentários:

  1. Com certeza, devemos pedir mais do azeite de Deus e viver preparados como se Cristo voltasse hoje mesmo.
    Parabéns pelo post

    ResponderExcluir
  2. Realmente Deus quer falar conosco este dias sobre Despertar.Desde de sábado tenho ouvido mensagens com esta palavra despertar. Na própria escola domingo na nossa igreja, colocaram um versículo desperta tu que dormes...Que possamos realmente desperta e estar preparados para a Volta do Nosso Senhor! Bjs Que Deus continue abençoando a sua vida!

    ResponderExcluir
  3. Outro dia vi em desenho animado a parábola das dez virgens. Antes das portas do casamento se fecharem, o noivo deu todas as chances para as virgens. Ele esperou tempo suficiente, fez com que todos pudessem ouvir a mensagem. Isso nos mostra o mais incrível de tudo: Ele SEMPRE está à disposição da sinceridade no nosso coração para derramar sobre nós o azeite. Só depende de nós.

    ResponderExcluir
  4. Parabens pelo post. Devemos buscar enquanto se pode achar.

    ResponderExcluir

Visitantes desde 09/2011