6 de outubro de 2011

1 Coríntios 13: o capítulo do amor

1 Coríntios 13 nunca foi tão popular. É normal, pelo menos pra mim, ler menções, ver imagens, declarações e afins do capítulo. Principalmente nas páginas de redes sociais de meninas, atribuindo a mensagem a relacionamentos românticos. {eu tbm já usei, confesso! rs} Outro dia mesmo, minha família recebeu um convite de casamento que usava o famoso: "Quem ama nunca desiste, porém suporta tudo com fé, esperança e paciência." Detalhes: o casal não é cristão e a frase não vinha acompanhada da referência bíblica "1 Coríntios 13.7". Tudo bem que o que a Palavra de Deus ensina é o padrão de caráter e comportamento que o homem deve seguir, independente de religião. E é claro, que a passagem pode nos remeter sim ao amor homem-mulher. A música Não há Limites (Quatro por Um) diz: "Eu vou até o fim por causa desse amor. Você me fez entender que não há medo pra nós dois. Enfrento o que vier, qualquer situação. Com você não há limites. (...)"
Mas o que o Espírito de Deus me deu pra falar aqui hoje é atentar para a principal mensagem que ela nos remete.


" 1. Eu poderia falar todas as línguas que são faladas na terra e até no céu, mas, se não tivesse amor, as minhas palavras seriam como o som de um gongo ou como o barulho de um sino. 2. Poderia ter o dom de anunciar mensagens de Deus, ter todo o conhecimento, entender todos os segredos e ter tanta fé, que até poderia tirar as montanhas do seu lugar, mas, se não tivesse amor, eu não seria nada. 3. Poderia dar tudo o que tenho e até mesmo entregar o meu corpo para ser queimado, mas, se eu não tivesse amor, isso não me adiantaria nada.
4. Quem ama é paciente e bondoso. Quem ama não é ciumento, nem orgulhoso, nem vaidoso. 5. Quem ama não é grosseiro nem egoísta; não fica irritado, nem guarda mágoas. 6. Quem ama não fica alegre quando alguém faz uma coisa errada, mas se alegra quando alguém faz o que é certo. 7. Quem ama nunca desiste, porém suporta tudo com fé, esperança e paciência.
8. O amor é eterno. Existem mensagens espirituais, porém elas durarão pouco. Existe o dom de falar línguas estranhas, mas acabará logo. Existe o conhecimento, mas também terminará. 9. Pois os nossos dons de conhecimento e as nossas mensagens espirituais são imperfeitos. 10. Mas, quando vier o que é perfeito, então o que é imperfeito desaparecerá.
11. Quando eu era criança, falava como criança, sentia como criança e pensava como criança. Agora que sou adulto, parei de agir como criança. 12. O que agora vemos é como uma imagem imperfeita num espelho embaçado, mas depois veremos face a face. Agora o meu conhecimento é imperfeito, mas depois conhecerei perfeitamente, assim como sou conhecido por Deus. 13. Portanto, agora existem estas três coisas: a fé, a esperança e o amor. Porém a maior delas é o amor."

Analisando o contexto, podemos entender o que Paulo nos diz. No capítulo anterior e posterior ele fala sobre os dons espirituais. Enumera alguns, os descreve, deixa claro que todos vem do mesmo Espírito e que todos e cada um deles é importante para a igreja. Sua última frase antes de iniciar o capítulo 13 é: "Porém eu vou mostrar a vocês o caminho que é melhor de todos." E é o amor!
Ele está querendo dizer: Busque os dons, mas o maior e mais importante deles é o amor! De nada adiantará ter todos os dons, se não souber amar. A essência do evangelho é o amor. Deus deu Seu filho e Ele morreu naquela cruz por amor a nós. Nós somos a semelhança de Deus, precisamos amar! Amar o próximo, aquele que vemos todos os dias e quase nunca paramos para o olhar; amar aquele que o mundo esquece; aquele que tem o coração sangrando porque precisa de atenção!

Analisando o versículo 9 e 10, poderíamos traduzir assim: "Os dons vem de Deus, mas operam em humanos e somos falhos, portanto, eles também são falhos. Mas quando Jesus cumprir sua promessa, isto terminará, porque Ele é Santo e perfeito."
Em sequência, o 11 diria: "Não sou mais criança, perdi minha inocência, a minha pureza e não ajo mais como deveria. No meu coração há pecado e o amor se esfriou."
12: "O que temos de Deus aqui na Terra é muito pouco, mas no céu, estaremos ao lado dEle. Olharemos em seus olhos. Tudo que eu fizer aqui e viver aqui será imperfeito. Todas as experiências espirituais serão pequenas diante da glória do Reino dos Céus. Mas lá conhecerei a Deus, assim como Ele me conhece."
13: "O que há de mais importante aqui é o amor. Tenha fé e esperança, porém, mais que isso: ame."

No capítulo 14, Paulo completa: "1. Portanto, esforcem-se para ter amor. Procurem também ter dons espirituais, especialmente o de anunciar a mensagem de Deus. 2. Quem fala em línguas estranhas fala a Deus e não às pessoas, pois ninguém o entende. Pelo poder do Espírito Santo ele diz verdades secretas. 3. Porém quem anuncia a mensagem de Deus fala para as pessoas, ajudando-as e dando-lhes coragem e consolo. 4. Quem fala em línguas estranhas ajuda somente a si mesmo, mas quem anuncia a mensagem de Deus ajuda a igreja toda.

Confirmando o que Deus me deu na última postagem: "Ah, como eu quero ser usada; ah, como eu quero visões, experiências impressionantes contigo. Mas antes, Pai, me ensina os preceitos do Teu coração. Não da boca pra fora; mas de corpo, alma, coração e atitude!"


Para leitura e meditação: 1 João. 7 a 21. Deixo como dica a música "Deus, Onde Estás?" da banda Palavrantiga.

Que Deus nos ensine a amar uns aos outros, assim como Cristo nos amou e ame através de nós!

3 comentários:

  1. Parabéns Gabi
    foi inspirador esse texto que Deus continue te abençoando e te inspirando.

    E vou sempre repetir uma frase que Deus colocou em meu coração desde o primeiro dia que criamos esse blog.

    Que DEUS nos Abençoe!!!!

    ResponderExcluir
  2. parabens ! bem legal! é verdade precisamos amar os proximos assim como cristo nos ama. parabens e que Deus continue ti abençoando

    ResponderExcluir
  3. Oie queria agradecer pela visita la no meu blog (http://jesusnaslinhas.blogspot.com/)
    Adorei o seu blog.
    Abraços @_Danii_Oliveira e toda equipe @JesusNasLihas

    ResponderExcluir

Visitantes desde 09/2011