8 de dezembro de 2011

Esperteza não, sabedoria!

Somos jovens, em maioria, certo?  Tudo bem que não tem idade pra esperteza. Mas cá entre nós, o jovem tem a natureza de acreditar que é O esperto, né? Que ninguém sabe mais que ele, nem mesmo seus pais.
Quem nunca se valeu disso na hora de fazer uma prova que não se preparou para; ou na hora de levar uma gatinha na lábia. Ou quem sabe naquela festa supermaneira que seus pais não o deixaram ir? Naquela mentira boba para fazer outra coisa que não era permitido?
Pois é, e a gente quase sempre acha que não é nada demais.
Mas o Espírito Santo nos conta um segredo depois disso: que vale a pena lutar contra a nossa natureza, por amor a Jesus Cristo!
Quantas vezes você já parou pra pensar na importância de se obter sabedoria? Você já prestou atenção quantas vezes explicitamente ela aparece na Bíblia?




Pois é, a Bíblia é um manual de vida extraordinário. Que presente do Senhor poder tê-la na hora em que quisermos, enquanto em outros países, as pessoas sofrem por uma página dela.
Provérbios é todinho falando dela. Diz a Bíblia Mulher (pág. 1000 - Juventude) que é o único livro voltado especificamente para jovens.
Eclesiastes foi escrito por Salomão, filho de Davi, o sábio. São pensamentos de uma vida sem Deus e suas conclusões a partir da descoberta de Deus maravilhoso.
Mas eu não tô querendo falar aqui da sabedoria deste mundo, porque também é ilusão.

"Filho, há mais uma coisa que eu quero dizer: os livros sempre continuarão a ser escritos; estudar demais cansa a mente." Ec. 12.12
Tô dizendo da sabedoria que precisamos ter para viver. Atitudes sábias. E além de aprender sobre elas nestes livros, os grandes personagens da Bíblia as ilustram.
Falarei em especial sobre um deles: Davi. Quando Ele estava sendo perseguido por Saul, teve uma grande oportunidade de tirar sua vida e se livrar facilmente daquele tormento. Saul entrou justamente na caverna que Davi e seus homens estavam escondidos ao fundo. Ele estava alí, de costas, em suas mãos. Mas a consciência de Davi, o que para nós seria o Espírito Santo, o incomodou. E Davi fez o que devia, ele não fez mal ao homem que o Senhor escolheu como rei. E manteve o respeito, se ajoelhou diante Saul e abriu seu coração. E o Senhor deu a vitória a Davi. Saul se rendeu e reconheceu seu grande erro.
Vide: 1 Samuel 24.

Este é só um exemplo. O que dizer de Rute que decidiu seguir sua sogra viúva? E Daniel que ignorou a lei do rei e continuou suas orações e culto ao seu Deus? Ester, que arriscou sua vida por seu povo?

Quantas histórias já não ouvimos de pessoas que tomaram atitudes que puderam nos parecer loucas e depois vemos que foi o melhor a ser feito? Porque na verdade, elas foram sábias. Quantas foram as vezes que devíamos ter nos calado, nos feito de surdos, mudos, cegos? Ou as vezes que deveríamos ter agido e ficamos parados, como se não fossemos vasos nas mãos do oleiro? E aquela vez que o menino pobre nos pediu ajuda e ficamos com medo de sermos roubados e não demos a comida na mão dele? O milhão de vezes em que devíamos ter ouvido a bronca de nossos pais sem abrir a boca?
Não é tão incomum agirmos como seres humanos quaisquer e não como a luz do mundo, filhos do Deus Altíssimo, embasados no poder de Deus.
Sabedoria nada mais é que agir segundo a vontade de Deus, obedecê-lo e levar nossas situações, como Jesus faria!

"Para ser sábio, é preciso primeiro temer a Deus, o Senhor. Os tolos desprezam a sabedoria e não querem aprender." Pv. 1.7
Agir com sabedoria, e também pensar. Será que estamos sendo sábios ao encarar uma doença grave, por exemplo, como impossível de se resolver? Onde está a sabedoria de crer no Deus do impossível?
Sabe o que é melhor de tudo? A Palavra de Deus, que é rio de águas vivas para a nossa alma nos diz:
"Sim, peça sabedoria e grite pedindo entendimento. Procure essas coisas, como se procurasse prata ou um tesouro escondido. Se você fizer isso, saberá o que quer dizer temer o Senhor, e aprenderá a conhecê-lo. É o Senhor quem dá sabedoria; a sabedoria e o entendimento que vêm dele." Pv. 2. 3 a 6
 Não, nunca seremos o tempo todo sábios. Porque só o Cordeiro Imaculado foi e é Santo. Mas podemos clamar ao Senhor que nos dê a sabedoria. E que gere em nós um amor cada vez maior, uma sede de fazer a Sua vontade. Necessidade de mergulhar na Bíblia e assim, aprender mais e mais. Porque assim que é seguir a Cristo e ser adorador: carregar a nossa cruz e renunciar a nós mesmos! E não fica por aí, temos a recompensa de estarmos mais próximos de Deus e conhecer suas maravilhas. Ter experiências fantásticas com o Senhor de nós...


Senhor, faça arder em nós a essência do teu evangelho. Faça de nós uma juventude curada, que exale perfume de adoração no Teu altar, Pai!

Beijo e guardemos a Palavra em nossos corações! =*

2 comentários:

  1. Que Deus continue te abençoando Gabi, grande beijo e um forte abraço fica na paz! ;)

    ResponderExcluir
  2. muito bom Texto Gabi..
    Deus te abençoe sempre!

    ResponderExcluir

Visitantes desde 09/2011