2 de dezembro de 2011

Ninguém ainda foi capaz de dominá-la.


Oi pessoal, como vão?
Bom, hoje é meu dia de aparecer por aqui e quero falar sobre algo que é freqüente em nossas vidas, acho que desde que começamos a falar, rs.
Falemos sobre a FOFOCA!

Nenhum de nós gosta de ter sua privacidade invadida, sempre dizemos que a vida é nossa e ninguém deve opinar sobre ela. É realmente chato quando alguém se mete na sua vida, ou te julga sem conhecer seus motivos pra algo. Alguns de nós para nos proteger criamos uma espécie de blindagem, tentamos manter tudo o que sentimos guardado e só contamos pra quem confiamos de verdade. Nossos melhores amigos.

Deixa eu te contar um segredo: O seu melhor amigo tem melhores amigos!

Eu sei, você deve pensar: Ual, ela descobriu isso sozinha? Enfim, pior é que não foi. Haha. Foi a Tia Mônica quem falou, mas isso é outra história. Bom, com isso eu quis dizer que ainda que inconscientemente, seu melhor amigo vai acabar contando pro melhor amigo dele esse seu segredinho e assim sucessivamente. É horrível quando acontece, principalmente porque as pessoas tendem a aumentar, por exemplo se você conta pra sua melhor amiga que ficou com um garoto (Não façam isso hein. Ai ai ai), e a amiga da sua amiga gosta desse garoto e ela sem querer dá com a língua nos dentes. Ao final, quando você souber que sua amiga contou, todo mundo já estará dizendo que você está grávida do terceiro filho e  que seu pai te obrigou a casar. Parece exagero não é? Mas é mais ou menos assim que a coisa funciona. Tudo vira uma bola de neve.

Claro que não estou dizendo que você deve se fechar em seu mundinho e não confiar em ninguém. Eu só quero dizer que se você fez algo errado, o único pra quem você deve se abrir é Deus. Sério, se você precisar conversar com alguém, se abra com alguém de confiança, não aquele amiguinho ou amiguinha que um dia ta com você e no outro te esquece, e por esquecer, eu não digo estar longe, mas não dar importância a amizade sabe? Aquela pessoa que te acha substituível. Meu bem, você é INSUBSTITUÍVEL pra Deus. Eu falo isso não só como cristã, mas também como um membro da sociedade. O que Deus quer e tem pra você, não pode ser dado a outros. É TEU E PRONTO!

Tenho visto pessoas saindo das igrejas por causa de fofocas, claro que ninguém gosta de ser olhado torto por algo que fez ou pior, por algo que não fez. Fofoca não é motivo pra sair de igreja e muito menos pra se afastar de Deus. A verdade é que todos nós fazemos ou pelo menos já fizemos fofoca. Até sem querer, de repente sai um comentário sobre alguém e quando você viu, já era.

Em Tiago 3:6 diz que “A língua é como um fogo” e no versículo 5 temos a analogia a uma floresta que pode ser incendiada com uma pequena chama.
Isso é só pra te mostrar como a coisa funciona, o que a gente diz pode destruir mesmo. Pode fazer com que alguém perca a vida, no sentido emocional sabe? Tudo acaba se tornando uma guerra de palavras, de emoções e quando você vê: Ual, onde foi parar todo mundo?
Você tem o poder de afastar as pessoas de você. E em algumas situações você não vai poder culpá-las. A culpa é sua e fim de papo.

E lembre-se também que fofocar pela internet dá no mesmo hein.  É até mais fácil de ser descoberto. Criar um blog, site, twitter, ou sei lá mais o que só pra falar mal dos outros só é legal em seriado de Tv, na vida real tudo é MUITO mais complicado e MUITO mais feio.

Enfim, deixo pra vocês memorizarem  Tiago 3:1-12 Em especial, o versículo 6:
“A língua é um fogo. Ela é um mundo de maldade, ocupa o seu lugar no nosso corpo e espalha o mal em todo o nosso ser. Com o fogo que vem do próprio inferno, ela põe toda a nossa vida em chamas.”

Então é isso galerinha, segunda começa escala nova o pessoal deve explicar melhor pra vocês já que quando esse texto for ao ar, eu devo estar em minha interminável viagem de carro até ES, rs’.
Beijos e como diz aquela musiquinha que aprendi quando era criança: 
“Cuidado boquinha com o que fala... ()"

Até mais e fiquem na Paz. ;)

4 comentários:

  1. Boa noite!

    Primeiro de tudo, parabéns pelo tema: simples, original, interessante e intrigante.

    E é verdade, é incrível como a nossa boca deixa muitas vezes sair o que não deve. Até mesmo em discussões, acabamos por ofender e magoar quem nos quer bem e a quem queremos bem também. A nossa língua, impulsionada pelo nosso enganoso coração, faz-nos afastar as pessoas, como a Juliana disse e muito bem. E depois, "fim de papo", a culpa é nossa e pronto.

    Concordo quando diz que devemos partilhar com Deus as nossas tristezas, mágoas, problemas e até alegrias! Pois Ele sim, é o nosso melhor amigo.

    E fica o pensamento no ar: se não gostamos de ser falados, então pensemos duas vezes antes de abrir a boca para falar do outro. Mesmo que continuem a falar de nós... se nos calarmos, evitamos que haja duas pessoas "fofoqueiras", passa a haver apenas uma: ele, e não nós. E aos olhos de Deus, a nossa atitude é valorizada. A vingança não nos leva a lado nenhum.

    Cláudia Cavaco, Ecos de um Jovem Cristão

    ResponderExcluir
  2. Querida Juliana,

    Obrigada primeiramente para me chamar para postar no seu nem sei o nome disso, tô ficando velha sabe... r.s Mas enfim fiquei feliz.

    Vamos lá, muito bom e de muita sabedoria o texto.
    Muitas vezes nos importamos em falar dos nossos irmãos, sabendo bem que temos que procurar em tudo ter sabedoria, não é que não possa ter amigos, mas apenas Deus é quem tem que saber das suas verdadeiras aflições e dos seus grandes sonhos também, pois muitas vezes queremos compartilhar nossos sonhos e mesmo que involuntariamente, as pessoas minam seus sonhos, com algum tipo de comentário.
    Devemos vigiar muito com o que falamos, não vou deixar de ter amigos, mas não é por isso que eu tenho que contar tudo que acontece comigo e não é por isso que vamos deixar de sermos amigos, devemos entender que todos estamos e somos passiveis de erro e então aprendermos a conviver com as diferenças, por isso podemos evitar algumas situações freando nossas línguas.

    Tem um texto Bíblico no mesmo livro que você já tinha citado anteriormente que também expressa bem o poder que a língua tem sobre as nossas vidas, tanto da quem proferi quanto de quem recebe.

    Tiago 3 - 8:10
    " Mas nenhum homem pode domar a língua. É um mal que não se pode refrear; está cheia de peçonha mortal.
    Com ela bendizemos a Deus Pai, e com ela amaldiçoamos os homens, feitos à semelhança de Deus.
    De uma mesma boca procede benção e maldição? Meus irmãos, não convém que isto se faça assim."

    Queridos não deixaremos de pecar em nenhum dia de nossas vidas, mas quando mais tentarmos não pecar mas nos aproximaremos de Deus e assim teremos mais intimidade com ele. Todos temos tanto a aprender, deixe que cada um cuide de suas vidas, pois no dia do julgamento o Senhor Deus, abrirá vossos livros e ninguém poderá falar a não ser por si próprio.

    Graça e paz minha linda....
    Que Deus continue reinando na sua vida.


    Beijos

    Denisia

    ResponderExcluir
  3. Adorei esse post Ju!
    É um tema muitas vezes evitado. Mas é necessário que se fale. E você fez isso muito bem.
    Beijos, minha companheira de blog. rs =)

    ResponderExcluir
  4. "todo mundo já estará dizendo que você está grávida do terceiro filho e que seu pai te obrigou a casar." eu ri bastante com essa parte kkkkk


    Bom o texto foi ótimo e com certeza nós somos insubstituíveis, em Mateus 15:11 diz: "O que contamina o homem não é o que entra na boca, mas o que sai da boca, isso é o que contamina o homem."


    Deus te abençoe Juliana

    ResponderExcluir

Visitantes desde 09/2011