9 de fevereiro de 2013

CUIDADO COM AS ARMADILHAS DAS DIETAS



A balança – um dos maiores medos das mulheres – às vezes parece não querer colaborar. Nesses momentos, mesmo colocando em prática todos os seus conhecimentos sobre dietas e emagrecimento, o ponteiro insiste em não descer? Cuidado com os produtos que você consome!


A nutricionista Erica Fumagali dá a dica para evitar esse tipo de problema: sempre checar com atenção o rótulo dos alimentos que serão consumidos. “É muito importante estarmos atentos às informações, uma vez que é possível fazer comparações em relação às calorias e às gorduras. Muito cuidado para não cair em pegadinhas, como divergências entre a quantidade de referência na tabela nutricional e o total existente na embalagem”, alerta.

Outro grande erro acontece com as terminologias. Por isso, é muito importante saber qual a diferença entre os produtos diet, light e zero.

A denominação “diet” diz respeito à ausência de açúcar e vem em produtos destinados a diabéticos, o que não quer dizer que a taxa de gordura seja recomendada para quem está de regime. Nesse caso, os “lights” são a escolha certa, pois terão menos calorias do que um produto sem essa indicação na embalagem. Já a nomenclatura “zero” é utilizada quando há restrição ou isenção de algum nutriente (em comparação com a versão tradicional).

Proibir um alimento não é o melhor caminho. É fundamental avaliar a qualidade do que é ingerido ao longo do dia e fazer uma dieta equilibrada em calorias e nutrientes.
Sem exageros

Quer emagrecer? Então, fique atenta para um grande vilão dos regimes: esquecer o prazer de comer. É comum que, na hora de cortar calorias, sobrem apenas coisas “sem graça”. Isso faz com que, em duas semanas, a vontade de seguir em frente com a dieta vá pelos ares.

“Proibir um alimento não é o melhor caminho. É fundamental avaliar a qualidade do que é ingerido ao longo do dia e fazer uma dieta equilibrada em calorias e nutrientes. Sem dúvida, essa é uma solução mais acertada!”, comenta Erica.

Ficar longe dos excessos – mesmo que sejam frutas e barrinhas de cereais – é outro segredo. Programe seis refeições ao longo do dia e procure um profissional (médico ou nutricionista) para acompanhar o processo de emagrecimento.

“Recomendo estimular metas semanais para perda de peso e ter paciência para aguardar os resultados, pois, com a disciplina, certamente eles virão. Algumas pessoas demoram um pouco mais que outras; porém, acima dos objetivos estéticos, a saúde é o maior dos presentes!”, conclui a nutricionista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Visitantes desde 09/2011