11 de março de 2013

Jesus e a lepra do pecado.


Camilla Lima

Marcos 1: 40-41 – E aproximou-se dele um leproso que, rogando-lhe e pondo-se de joelhos diante dele, lhe dizia: Se queres, bem podes limpar-me.(41) e Jesus, movido de grande compaixão, estendeu a mão e tocou-o, e disse-lhe: Quero, sê limpo.

Antes de aceitar Jesus, você era como este leproso; tinha o corpo deformado pelo pecado, pelas concupiscências da carne, era deformado espiritualmente, não tinha característica alguma, não se parecia com nada e com ninguém. O pecado que habitava em você te fazia ser um leproso, consumindo o teu corpo e te fazendo ser um lixo social, um argumento de piadas e de mau exemplo. Veja o que está escrito no dicionário acerca da doença Lepra:

LEPRA: s.f. Medicina. Antigo. Antigamente, referia-se as múltiplas patologias que, atingiam a pele de uma maneira geral, se caracterizavam por serem contagiosas e/ou crônicas.
Figurado. Vício condenável; defeito (principalmente de ordem moral ou social) difícil de erradicar.
Figurado. Aquilo que pode possui consequências danosas e/ou teor contagioso.
(dicio.com.br/lepra)
Notou o que está escrito?  A lepra é um vicio condenável; um defeito difícil de erradicar; possui consequências danosas e/ou teor contagioso.
Ou seja, exatamente como o pecado é, quando te atinge antes de conhecer a Cristo! O pecado deforma o ser humano, o deixa com características de um viciado em pecar, um pecamaniaco e, assim como a lepra, é uma doença incurável, de erradicação praticamente inexistente.
O leproso do evangelho de Marcos, embora sabendo da sua condição, sabendo que poderia morrer a qualquer instante, e que era um homem detestado pela sociedade, considerado impuro e indouto, mesmo sabendo da sua miserável condição, colocou-se de joelhos aos pés de Jesus e clamou por ajuda, clamou por misericórdia, por cura! Nesta época, os leprosos eram pessoas impuras e separadas da sociedade, não possuíam permissão para participar de nenhuma festividade religiosa ou social (Levitico 13 e 14); os leprosos eram severamente machucados pelos judeus, que os tacavam pedras para que se mantivessem distantes deles; ou seja, além da lepra, ainda eram machucados com pedras. As pessoas eram proibidas de mencionar o nome de um leproso, e, quem neles tocasse, era considerado um impuro.
No entanto, Jesus, movido de grande compaixão, tocou naquele homem. Ele não se importou com o que a lei judaica dizia, nem mesmo com a lepra daquele homem, pois, acima de tudo, Jesus viu nele um homem que se curvou aos seus pés, arrependido, humilhando-se da sua condição, e pedindo cura. Jesus, então, curou aquela lepra.
Veja você. Imagine a sua condição espiritual! Será que você precisa ser curado da lepra espiritual? Reflita! O salário do pecado é a morte, disse o apóstolo Paulo; todos temos pecados, todos somos pecadores, mesmo após a conversão, mas pecadores que ganharam graça diante de Deus, pecadores que foram lavados e remidos pelo sangue do Cordeiro. Pecadores que não são mais leprosos, mas sim pessoas que precisam entregar diariamente seus pecados diante de um Deus justo e Santo, que cura e renova as forças todos as dias. Quando ver uma pessoa que você imagina ser sua inimiga, pense ser ela uma leprosa, uma pessoa que esta condenada pela doença do pecado, cuja vida já esta direcionada para a perdição e, ao invés de olhar para ela com horror e raiva, olhe com amor, com carinho, fale de Deus para ela, converse sobre a graça da salvação. Assim como o leproso, ela precisa de alguém que estenda as mãos para ela e dê um sentido para a vida. Faça a sua parte. Pregue! Leve o evangelho da salvação, mostre para ela a ternura de Jesus. Quem não possui Jesus, não é uma pessoa feliz de verdade, não é uma pessoa realmente realizada, pois estar sempre faltando alguma coisa e esta coisa que falta é Jesus Cristo.
Todos nós éramos leprosos, antes de conhecermos a Cristo e recebermos a salvação e remissão dos pecados.  Você sabe o que é viver condenado, enato não tenha receios. Leve vida para as pessoas, leve para elas uma esperança, uma luz, a simplicidade de Cristo. As pessoas tem sede de Cristo, mas, ultimamente, as vertentes cristas estão tendo maiores aberturas por serem mais destemidas. Acorde! Levante-se, saia de seu conforto e pregue!  Vá para a linha de frente nesta guerra contra o diabo, tenha fé, mostre de quem você é filho, mostre seu sobrenome, mostre que é servo de Deus!
A ordem de Cristo foi simples, ide por todo mundo e pregai o evangelho. Então, o que ainda faz aí, sentado? Mostre a cura para as pessoas, mostre que elas merecem ser feliz de verdade, que elas podem se reconciliar com Cristo! Não tenha medo, não tenha vergonha... Seja destemido, permita a Deus usar a sua voz, usar seus pés, usar você! Seja instrumento nas mãos do Deus vivo para propagar o evangelho da salvação!
Finalizo com um versículo que pode te dar coragem para seguir em frente: “Não to mandei eu? Esforça-te, e tem bom ânimo;  não temas, nem te espantes; porque o Senhor teu Deus é contigo, por onde quer que andares” (Josué 1.9).

DEUS ABENÇOE A TUA VIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Visitantes desde 09/2011